Você sabia que alguns alimentos e bebidas mancham os dentes?

Você sempre manteve sua saúde bucal em dia, mas mesmo assim seus dentes são amarelados? Descubra agora um dos possíveis motivos!

Alguns alimentos e bebidas que ingerimos no dia a dia são ácidos e de forte pigmentação, por isso são chamados de cromogênicos, e tem forte tendência a pigmentar nossos dentes. Além dos alimentos que possuem a pigmentação excessiva, como o café e o suco de uva, alimentos que são muito ácidos, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas, também promovem os conhecidos manchamentos. A combinação desses 2 fatores favorece ainda mais as manchas nos dentes. Entenda por que essas comidas e bebidas podem levar a manchas e cor mais escura dos dentes e saiba o que fazer para prevenir e tratar o problema.

Conheça agora os 8 principais alimentos que mais mancham os dentes!

1. Café: o café contém polifenóis ácidos chamados taninos que causam manchas e descoloração. Além disso, o café também é muito ácido e pode favorecer o surgimento de cáries.

2. Chá: alguns chás, como o chá preto, também possuem taninos que causam manchas. Uma pesquisa publicada no International Journal of Dental sugere acrescentar um pouco de leite à bebida. Estudos indicam que a caseína presente no leite pode prevenir e reduzir significativamente as manchas causadas pelo consumo de chá e de café.

3. Vinho tinto: aqueles mesmos taninos problemáticos presentes no café e chá, também estão nos vinhos tintos. Entretanto, há maneiras de obter os benefícios do vinho mantendo seu sorriso radiante. Combine a sua taça de vinho com um punhado de amêndoas, nozes ou castanhas para ajudar a prevenir as manchas. Especialistas acreditam que o simples fato de mastigar alimentos duros ajuda a eliminar a placa dos dentes e prevenir as manchas. Mastigar estes alimentos também estimula a produção de saliva, que irá neutralizar os ataques ácidos prejudiciais.

4. Refrigerante: não importa se é um refrigerante cheio de açúcar ou uma versão diet/light/zero; esta bebida com gás é considerada ácida para o corpo e, como resultado, prejudica a saúde bucal.

5. Frutas vermelhas e roxas: todos as frutas podem manchar nossos dentes, especialmente quando são ácidas ou fortemente pigmentadas, como as frutas vermelhas e roxas, como as amoras, uvas e o açaí. Além disso, as frutas costumam ser carregadas de açúcar, um verdadeiro convite para que as bactérias se instalem na sua boca e causem mais danos e descoloração aos dentes.

6. Curry: embora esse tempero seja maravilhoso, esta especiaria pode manchar seus dentes, graças à sua profunda pigmentação.

7. Vinagre balsâmico: além de ter uma coloração escura, ele é grudento e pode se prender aos dentes, levando ao surgimento de manchas.

8. Beterraba: seja como parte de um suco de vegetais ou pura, é bem provável que a beterraba cause manchas nos dentes.

Se você quer manter seus dentes branquinhos, a melhor opção para prevenção é sempre após consumir os alimentos acima, escovar imediatamente os dentes.

Em caso de dúvidas, consulte seu dentista! Ele poderá auxiliá-lo na limpeza, remoção e prevenção das manchas!

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

1.981 thoughts on “Você sabia que alguns alimentos e bebidas mancham os dentes?