Usar bico ou mamadeira pode prejudicar a dentição do bebê?

 

Não é novidade que o melhor para um bebê é receber como principal alimento o leite materno e, de preferência, em livre demanda, ou seja: amamentar sempre que o bebê quiser, pelo tempo que for necessário. Após o nascimento, o bebê passa por uma fase chamada de exterogestação, que nada mais é que um apego com a mãe, já que durante os nove meses de formação ele ficou no ventre da mulher, recebendo alimento e até mesmo carinho. A exterogestação é a fase em que o bebê precisa do calor da mãe e, por isso, está sempre querendo colo, mamar e o carinho da mãe.

O que isso tem a ver com a dentição do bebê? Na verdade, tudo! Muitos pais não conhecem ou tem pouca informação sobre a exterogestação. Por não terem muito conhecimento na área, não sabem o que fazer quando a criança chora. Em muitos casos, pais relatam que a criança está apenas mordendo o seio da mãe, mas sem mamar. Porém esse contato é muito importante para a conexão entre mãe e filho(a).

Na tentativa de acalmar o choro, cólicas, dores e até mesmo dar um descanso para a mãe, os pais acabam oferecendo a chupeta para o bebê e isso pode até relaxar a criança no início, porém num futuro próximo pode-se tornar um “vício” em que o bebê não consegue se desvincular. E é aí que mora o problema, pois o uso contínuo e duradouro da chupeta pode prejudicar a respiração e a mastigação da criança.

Outro problema é usar a mamadeira. É claro que, se por alguma razão, a mãe não consegue/pode amamentar, será necessário inserir a mamadeira na alimentação do bebê. No entanto, quando ainda ocorre a amamentação, a criança não precisa de outro leite, muito menos de mamadeira. Além de a mamadeira também ocasionar problemas na dentição do bebê, ela pode ainda causar confusão de “bicos”, momento crucial, já que a criança pode desapegar do seio materno e passar a mamar apenas na mamadeira, até mesmo pela facilidade desta.

A maioria das crianças que usam a chupeta também dormem com ela. Por isso, geralmente, dorme com a boca aberta, o que ocasiona problemas respiratórios. Os bicos – de mamadeira e chupeta – também prejudicam a saúde bucal do seu filho, pois podem causar mordida cruzada posterior, mordida aberta anterior, entre outros problemas.

 

Como evitar?

Não ofereça ao seu filho a chupeta e mamadeira, a não ser que sejam estritamente necessários. Os primeiros meses de vida são difíceis, mas eles passam. Por mais cansativo que seja, tente ao invés de dar a chupeta, oferecer um pouco mais de colo, balanço, brincadeiras e, claro, o aleitamento materno.

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! Acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado. Até logo!

 

 

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

1.972 thoughts on “Usar bico ou mamadeira pode prejudicar a dentição do bebê?