cuidados com a saúde bucal de gestantes

Saiba por que grávidas precisam ir ao dentista

A descoberta da gravidez é certamente um momento único na vida do casal. Mas junto com a alegria e a emoção chega também a insegurança, pois as contínuas mudanças no corpo e no emocional da mulher podem parecer intimidadoras, principalmente para mães de primeira viagem.

Com uma grande carga hormonal agindo sob o organismo, a mulher pode apresentar sintomas simples, desde enjoos e mudanças no peso, até problemas mais incomuns nos dentes e gengivas. Portanto, além do pré-natal, assistência médica já tradicional, vale também a gestante realizar visitas regulares ao dentista.

Os hormônios da gravidez, associados à uma má higiene oral, podem prejudicar tanto mãe quanto filho, resultando em complicações como inflamações e sangramentos na gengiva da mulher, parto prematuro da criança, ou seu nascimento abaixo do peso considerado normal.

Dessa forma, para evitar esses problemas, é essencial que mulheres grávidas façam o chamado pré-natal odontológico a partir do segundo trimestre da gravidez. Pois somente seguindo todas as orientações do profissional, os pais garantem uma gestação saudável e um parto tranquilo, além de contribuírem para a saúde do novo filho a caminho.

Sobre sisadm

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

Comments are closed.