chocolate na saúde bucal

Mitos e verdades sobre o chocolate para a saúde bucal

Matéria prima do chocolate, o cacau é fruto da árvore Theobroma cacao, que em tradução significa manjar dos deuses. Ele recebe essa denominação devido à sua composição: é um alimento funcional, rico em vitaminas e minerais que, quando consumido de maneira moderada e regular, pode auxiliar na manutenção do organismo.

Com flavonoides, magnésio, feniletilamina e teobromina, o cacau pode melhorar o humor, combater a depressão, retardar o processo de envelhecimento e prevenir doenças do coração. Mas, quando correlacionado à saúde bucal, ele é, comumente, considerado seu arqui-inimigo. Por isso, listamos abaixo as verdades, ou mitos, a respeito do chocolate versus a saúde de nossa boca. Confira a seguir:

Chocolate causa cárie?

Mito. O que pode provocar o aparecimento de cáries nos dentes é a má higienização bucal, ou a falta dela, após o consumo do chocolate. Portanto, você pode deliciar-se dessa iguaria sem culpa contanto que escove corretamente os seus dentes, após a passagem do fio dental e logo em seguida de seu consumo.

Chocolate aumenta a sensibilidade dos dentes?

Verdade. Além dos doces, alimentos ácidos, muito frios e/ou muito quentes podem estimular a sensibilidade dental. Isso porque, com o desgaste do esmalte do dente, a dentina fica exposta a estímulos sensoriais, que afetam o seu nervo e geram essa característica dor. Portanto, evite-os, mas não deixe de consultar um profissional para tratar desse mal.

Chocolate escurece os dentes?

Verdade. Se em sua composição existir uma alta concentração de corantes artificiais, uma barra de chocolate pode arruinar um sorriso branco. Por isso, aposte nos chocolates que detém de uma alta porcentagem de cacau. Isso porque, além de ser mais saudável, a teobromina presente no cacau ajuda a fortalecer o esmalte do dente.

Surpreendeu-se com essas desmistificações? Agora você pode desfrutar de uma caixa de bombons à vontade, não é mesmo? Mas, lembre-se: após as refeições é importante higienizar corretamente seus dentes, até mesmo após o consumo de uma pequena trufa. E para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sobre sisadm

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

Comments are closed.