Existe idade para levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Filhos causam diversas mudanças na vida dos pais. Desde a gestação, os futuros pais já precisam se adaptar a uma rotina diferente, com idas frequentes ao médico e, claro, organizando a vida para receber o bebê. Após o nascimento, a rotina muda novamente e, nesse momento, outras demandas surgem. Tudo é novo para a criança, desde a claridade, até os desenhos na televisão.

É função dos pais auxiliarem o bebê a assimilar tudo o que está ao redor dele, pois uma criança pequena não entende, por exemplo, a dor que está sentindo em sua boca. Mas os pais sabem que essa dor pode significar o nascimento dos primeiros dentes. E é por isso que é fundamental estar sempre atento às mudanças que ocorrem na vida da criança.

Quando o assunto é o nascimento dos dentes do bebê, um dos primeiros pensamentos dos pais é quando levar os pequenos ao dentista. Na verdade, não existe uma idade específica. O correto é levar a criança ao dentista assim que os primeiros dentes rasgarem a gengiva. Geralmente isso ocorre entre o sexto e novo mês de vida da criança. No entanto, é possível a família visitar um profissional antes disso, pois o dentista poderá orientar os pais a como fazer a limpeza da boca do bebê e, caso o bebê use chupeta ou mamadeira, explicar quais bicos são menos nocivos.

Especialista

Querendo ou não, muitas vezes a criança pode se assustar com o dentista, pois além de ser uma pessoa desconhecida para ela, o profissional usa instrumentos que o bebê nunca viu e não sabe para o que funciona. Por isso é importante que o profissional tenha experiência com crianças e que, principalmente, seu consultório seja decorado de uma forma que seu filho se divirta. A ida ao dentista não pode ser sofrida, pois isso pode se tornar um trauma para a criança. Porém, quando há brinquedos, num consultório com opções de entretenimento, a criança focará em outras coisas, dando abertura para que o odontopediatra faça o seu trabalho, e o bebê inicie seus cuidados com a saúde bucal já nos primeiros meses de vida.

 

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

2.085 thoughts on “Existe idade para levar a criança ao dentista pela primeira vez?