Bruxismo

O bruxismo é o movimento de apertar ou ranger os dentes. Atualmente, de acordo com o período em que acontece, se divide em bruxismo em vigília/diurno (acordado) e bruxismo do sono/noturno. Esta divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos de bruxismo são diferentes.

Tratamento: O tratamento do bruxismo é somente paliativo e prevê a redução da dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo, visto que o bruxismo não tem cura.

Causas do Bruxismo: As causas do bruxismo do sono são multifatoriais e ainda pouco conhecidas. A má oclusão dentária e tensão emocional podem estar relacionadas a este distúrbio. É por este motivo que o tratamento é específico para cada paciente, e geralmente é multidisciplinar, envolvendo, muitas vezes, um psicólogo, psiquiatra, neurologista e até mesmo um ortopedista.

Bruxismo noturno: O bruxismo do sono é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de bruxismo, é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves.

Bruxismo diurno: No bruxismo diurno, também chamado de apertamento, a pessoa permanece por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse ou nervosismo. Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, este tipo de bruxismo parece estar mais relacionado às dores musculares na face e cabeça.

Placas de Bruxismo: O uso das placas de bruxismo visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário e possíveis fraturas dos dentes durante o sono. As placas podem ser feitas de silicone ou de acrílico. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função, de acordo com cada paciente.

Sintomas do Bruxismo:

Ouvir zumbidos

Ranger ou apertar os dentes

Esmalte dental desgastado

Aumento da sensibilidade dentária

Dor na mandíbula

Estalos pertos do ouvido ao abrir a boca ou bocejar

Consequências do Bruxismo: O bruxismo não costuma causar complicações graves, mas pode ter algumas consequências como uma disfunção da ATM, dentes bastantes desgastados e dores musculares.

Bruxismo na infância: O bruxismo na infância também existe e são desenvolvidos por conta de algum nível de estresse ou problema que o paciente esteja enfrentando. A recomendação é que os pais consultem um odontopediatra para acompanhamento. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce e correto, diminuindo ou até evitando problemas futuros. Vale lembrar que o tratamento do bruxismo é simples e muito seguro.

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

Comments are closed.