Botox pode promover saúde e recuperar auto estima do paciente

Engana-se quem pensa que a toxina botulínica – popularmente conhecida como botox – é usada apenas para fins estéticos. Na verdade, o botox serve também para promover saúde e bem estar nos pacientes que têm problemas como bruxismo ou querem fazer correção do volume gengival.

O dentista tem permissão para usar o botox para fins terapêuticos e não estéticos. Existem diversos tratamentos possíveis de serem realizados pelos profissionais da odontologia. Para que você entenda melhor, separamos dois tratamentos. Confira a seguir!

Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional que faz com que a pessoa tenha dificuldade e/ou dor para abrir a boca; dor no pescoço e mandíbula, zumbido no ouvido, ocasionado pelo ranger patológico dos dentes (inclusive enquanto dorme). Muitas vezes ele é gerado devido a ansiedade e estresse do paciente. O bruxismo pode ocasionar não só o desgaste dos dentes, mas também a quebra deles. Por isso é importante buscar um tratamento assim que identificada a doença. Uma das opções de tratamento que pode amenizar e controlar o bruxismo é a aplicação do botox na região da mandíbula, o que evita a liberação da acetilcolina, substância responsável pela contração da musculatura. Quando não há essa contração, o paciente não range os dentes.

Correção na gengiva

O ‘sorriso gengival’ é quando a pessoa, ao sorrir, tem a gengiva superior excessivamente desproporcional aos dentes e lábios. Isso gera desconforto e pode afetar muito a auto estima do paciente, podendo até mesmo gerar problemas psicológicos e emocionais como depressão e transtorno de ansiedade. O uso do botox nesses casos é para fazer a correção da gengiva, proporcionando um sorriso mais bonito.

Antes de realizar qualquer procedimento certifique-se de que o profissional que você escolheu tem especialização e é recomendado para o tratamento que você precisa.

 

 

 

 

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

Comments are closed.