Bichectomia: conheça mais sobre o procedimento da moda

O que é Bichectomia?

Bichectomia é um procedimento cirúrgico em que a estrutura chamada Bola/Gordura de Bichat, localizada nas bochechas de ambos os lados da face, é removida.

Muitas pessoas procuram este procedimento no intuito de eliminarem um aspecto facial de “bochechas gordinhas” e buscar uma melhor harmonia facial. Além disso, os malares (“maças do rosto”) ficam mais evidentes após a remoção.

Juntamente com outros procedimentos estéticos, como a modelação dos lábios e a redução de papada, a bichectomia promove resultados estéticos impressionantes.

Mas a estética não é a única finalidade do procedimento. Em muitos casos pessoas removem a Bola de Bichat para que não mordam mais suas bochechas, criando feridas severas no local (cortes e aftas).

PARA QUEM É INDICADO ESSE PROCEDIMENTO?
Para realizar este procedimento é necessário que o paciente:
– tenha mais de 18 anos;
– esteja bem de saúde;
– não fume;
– esteja insatisfeito com o volume das bochechas;
– morda a bochecha internamente com frequência.

EXISTE ALGUM RISCO EM SE FAZER A REDUÇÃO DAS BOCHECHAS?
Como em qualquer procedimento cirúrgico, os riscos existem. Então, uma boa anamnese e exames complementares devem ser realizados. Estando tudo dentro da normalidade, você pode iniciar o procedimento com seu profissional de confiança.

A região da bochecha possui estruturas anatômicas importantes, como a glândula parótida (e seu ducto de Stenon), vasos de maior calibre e nervo facial. Por isso, procure realizar o procedimento apenas com cirurgiões-dentistas habilitados ou cirurgiões-plásticos.

COMO É FEITA O PROCEDIMENTO?
Após anestesia local (com ou sem sedação) ou anestesia geral, é realizada uma pequena incisão (de não mais que 1 cm) na parte interna da boca na região da Bola de Bichat. A gordura é exposta, tracionada e retirada.

Após a remoção é feita uma sutura simples no local. O procedimento dura, em média, 30 a 40 minutos.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
O pós-operatório, se seguidas as recomendações do cirurgião-dentista ou cirurgião plástico, costuma ser muito tranquilo e indolor. Pode ocorrer um pouco de inchaço que é amenizado pela medicação e pela aplicação de laser de baixa intensidade para diminuir o edema e melhorar a cicatrização.

OS PERIGOS
A busca desenfreada pela estética facial fez com que a redução de bochechas acabasse se tornando um procedimento feito de forma desenfreada pelos profissionais. No vídeo abaixo um colega expõe seu ponto de vista interessantíssimo sobre os dentistas “bichectomistas”.

E fica o questionamento: será que deveríamos remover tanto assim essa estrutura?

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=K1tNK4iSqdc

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

2.029 thoughts on “Bichectomia: conheça mais sobre o procedimento da moda