As 05 coisas que um dentista não deve dizer jamais…

Se você é dentista há algum tempo, irá, certamente, concordar comigo. Se você é acadêmico ou recém-formado, aproveite o texto e o conselho! Ainda há tempo de se resguardar dessas pegadinhas que os dentes, gengivas e línguas preparam pra gente…

Jamais diga…

  • É só uma raizinha de nada! – todas as fibras, células e até as bactérias se comovem com aquele “toco” de dente e lutam contra você! É inexplicável, mas se você disser estas palavrinhas terá 80% de chance de demorar horas para extrair a tal raiz. Se for numa sexta feira, então, sobe para 100% a probabilidade dos problemas aumentarem.
  • É só uma cimentaçãozinha! – Nada no mundo fará a coroa e o provisório aderirem ao dente. E nem adianta rezar para Santa Apolônia (a santa dos dentistas!), e muito menos pensar em usar Super Bonder (mas e quem nunca? rs).
  • Que criança boazinha! – Um monstro surgirá no mesmo momento e destruirá o procedimento feito até então. A criatura irá chorar, colocar a língua no local que deveria ficar seco, terá ânsia de vômito, gritará e, por fim, morderá o seu dedo (sim! Já há dentistas sem dedos por aí).
  • Acho que essa radiografia ficará boa! – Exatamente quando você precisa “daquela” radiografia, o cidadão se mexe, corta o ápice do dente, o aparelho se move e a secretária revela mal. Se disser esta frase, pode preparar-se para outro filme. Dessa vez em silêncio, por favor!
  • Senhor fulano, coloque a língua um pouco para o lado! – Nunca, jamais, em momento algum, lembre seu paciente que ele tem uma língua. Basta você dizer: “Sr. Fulano, coloque a língua um pouco pra lá”, e pronto: essa língua nunca mais ficará parada! Ou melhor, ela irá exatamente para o local onde não deveria, acabando com todo o seu trabalho. E aí, pode esquecer, só na próxima sessão (desde que você não lembre da língua!).

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *