7 Avanços na Odontologia que Tornaram a Ida ao Dentista mais agradável

Temos que concordar que um consultório odontológico não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse a menos traumatizante e dolorosa possível para nossos pacientes.

Além do conforto pelas cadeiras ultra-modernas, os profissionais investiram, principalmente, em equipamentos que dão maior precisão, agilidade e rapidez aos tratamentos e diagnósticos odontológicos.

Abaixo listamos alguns desses avanços que consideramos mais importantes para o progresso da odontologia, tornando-a mais atrativa e agradável ao paciente.

  1. Aparelhos de Ultra-som – limpeza e remoção de tártaro com aparelhos de ultra-som e jato de bicarbonato acabam são mais agradáveis e rápidos, além de menos traumáticos
  2. Anestesias Modernas – contamos hoje com 2 opções além das tradicionais anestesias odontológicas: a) anestesia computadorizada, que utiliza menos anestésico e é totalmente indolor; b) máscara anestésica, que consiste na inalação de um gás – óxido nitroso – que provoca sedação consciente, ou seja, o paciente é atendido mais relaxado e sedado. Vale lembrar que a sedação não trata de anestesia geral e tampouco substitui a anestesia local, mas é usada para diminuir o nível de ansiedade do paciente, tornando o tratamento mais fácil.
  3. Aparelho Ortodôntico Auto-ligado – são aparelhos compostos por brackets que não necessitam de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas, para manter o fio, ou arco ortodôntico, preso ao aparelho. O período de tratamento pode ser diminuído e as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas. Além disso, em 80% dos casos não é necessária a extração dos dentes.
  4. Sistema Rotatório para a Realização de Tratamentos Endodônticos – tratamento de canal – em única sessão, o sistema rotatório traz rapidez no tratamento, maior conforto para o paciente e precisão sem igual ao endodontisa.
  5. Raio-X Digitalizado – os sistemas digitais permitem o armazenamento de imagens na memória do computador, oferecendo menor tempo de trabalho, maior definição, melhor comunicação por vias eletrônicas, e, principalmente, a grande redução na dose de raios-X recebida pelo paciente.
  6. Tratamentos de Cárie – o gel de papaína é indicado para remoção de cárie, sem a necessidade de usar o “motorzinho”. Indicado principalmente para crianças, idosos, pessoas com sensibilidade aos agentes anestésicos e para aqueles que sofrem de odontofobia. O scanner dental usa a fluorescência para diferenciar o esmalte normal do esmalte desmineralizado, detectando cáries em fase inicial.
  7. Aparelho Ortodôntico Estético – em vez dos brackets metálicos, são utilizados brackets de porcelana ou safira. Uma opção mais discreta e estética para os pacientes.

Aproveite e conheça nossa linha de aparelhos ortodônticos estéticos da Dentaurum, e também nossos modelos de aparelhos de ultrasson do Grupo Ortus! Entre em contato agora mesmo pelo telefone: 0800 006 9155 ou através do email produtos@sisprodent.com.br

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

2.043 thoughts on “7 Avanços na Odontologia que Tornaram a Ida ao Dentista mais agradável