15 Alimentos para Clarear os Dentes Naturalmente

Manter os dentes bem branquinhos – o que garante um sorriso mais bonito – nem sempre é fácil. Muita gente tem dúvidas do que pode fazer, e de que tipo de alimento/hábitos deve evitar para isso.

Escovar os dentes sempre após as refeições, passar fio dental são algumas das medidas fundamentais para garantir dentes mais saudáveis e bonitos, mas a boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar, pois agem quase como “clareadores naturais” dos dentes. E o melhor de tudo: não é nada difícil incluí-los na dieta.

Abaixo você conhecerá esses alimentos e também algumas orientações para manter a saúde e a beleza dos dentes.

1. Brócolis: os brócolis contêm ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. Além disso, por serem crocantes, os brócolis estimulam a produção de saliva, ajudando a diminuir as manchas nos dentes.

2. Queijos: um estudo publicado no Journal of Dentistry apontou que o consumo de queijo – o cheddar, em particular – aumenta a produção de saliva e forma uma barreira protetora no esmalte do dente. Além disso, os queijos são ricos em caseína que é um tipo de proteína que auxilia na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo – que também estão presentes em produtos lácteos, como os queijos.

3. Uvas passas: um estudo da Illinois University apontou que as uvas passas sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doença periodontal. Além disso, esse tipo de alimento também protege os dentes do acúmulo de placa, pois as uvas passas aumentam os níveis de produção de saliva.

4. Abacaxi: o abacaxi ajuda a clarear os dentes por conter uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor de manchas natural sem ser nociva ao esmalte, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene.

5. Morango: o morango é uma ótima opção para quem quer manter os dentes brancos, pois a fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além disso, possui vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

6. Espinafre: o espinafre faz uma limpeza natural dos dentes, pois é rico em fibras, além de aumentar o fluxo salivar.

7. Maçã: por ser uma fruta fibrosa, a maça limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar.

8. Pêra: esta é mais uma fruta que traz ótimos benefícios à saúde bucal, pois ajuda a eliminar a placa bacteriana, já que, assim como a maça, é fibrosa e limpa os dentes naturalmente.

9. Pepino: o pepino promove a produção de saliva que, juntamente com as fibras naturais dos alimentos, limpa os dentes e remove bactérias.

10. Leite: o leite e seus derivados são alimentos ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, desta forma, ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes, intensificando a remineralizarão dos mesmos.

11. Gengibre: o gengibre é um forte aliado da saúde e beleza bucal, pois age como um anti-inflamatório natural, ajudando a manter os tecidos bucais saudáveis.

12. Castanha do Pará: os óleos provenientes da castanha do Pará ajudam a formar uma película sobre os dentes, o que reduz a capacidade de as bactérias aderirem neles.

13. Cenoura: as cenouras são aliadas de um sorriso mais branco, pois contêm vitamina A – que é necessária para manter o esmalte dos dentes saudável. Além disso, comer a cenoura crua, estimula a salivação.

14. Nozes, castanhas e gergelim: a mastigação de sementes de gergelim, nozes e castanhas ajuda a eliminar a placa bacteriana, fazendo uma limpeza natural na boca. Além disso, sementes de gergelim contêm cálcio, o que fortalece os dentes, e as nozes ajudam a formar uma película sobre os dentes, evitando a adesão de placa.

15. Cebola e alho: a cebola e o alho contêm compostos de enxofre e tiossulfatos que reduzem naturalmente as bactérias que causam cáries. Mas, para aproveitar esses benefícios, é preciso comer esses alimentos crus, pois o cozimento acaba destruindo esses compostos.

Vale ressaltar: esses alimentos não vão clarear os dentes de “forma milagrosa”. Mesmo se consumidos com frequência, é fundamental seguir todos os hábitos de higiene oral. Os alimentos podem “dar uma forcinha”, mas é fundamental cuidar da higienização da boca para garantir dentes brancos!

Por fim, lembre-se: quando o assunto é saúde bucal, a prevenção é o melhor caminho. Ir ao dentista periodicamente é essencial para manter a limpeza e a beleza dos dentes!

Sobre Caroline Marinho

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná em 2005; MBA em Gestão Comercial pela IBPEX em 2014; Especialista em Perícias Criminais pelo Verbo Jurídico em 2016; Gerente de Produtos da Sisprodent Soluções Dentárias.

2.049 thoughts on “15 Alimentos para Clarear os Dentes Naturalmente